O consumidor entediado

Sabe aquele consumidor que entra em seu estabelecimento e quando você o aborda para oferecer ajuda, acaba ouvindo um “Estou só dando uma olhadinha”? Parece que nos últimos tempos este comportamento vem aumentando, não é mesmo? Eles olham, olham...e saem...
Surgem então algumas questões em nossas mentes, nos indagamos se o cliente não está com condições financeiras de adquirir nosso produto, se ele não gostou dos preços, do estilo, do atendimento...enfim, pensamos mil coisas, e claro que cada caso é um caso, mas hoje iremos falar especialmente de uma nova geração de consumidores que invadiu o comércio sem mandar recado e nem avisar que viria: o Consumidor Entediado!
Nas grandes cidades é cada vez mais comum ver uma simples cafeteria de bairro investindo em um espaço luxuoso, com mobiliário sofisticado, uma absurda padronização na comunicação visual que vai do guardanapo ao lavabo e claro, um cardápio que vai muito além do café. E aí a gente pensa: quando foi que um simples cafezinho virou uma experiência de design, inovação e comunicação? Foi ontem, é hoje, está sendo! Estamos vivendo uma revolução no consumo e os mais sensíveis à novidade já perceberam essa mudança, compraram a idéia e estão colocando em prática, fechando as portas dos comércios tradicionais que antes habitavam aquele bairro!
Aos poucos nós estamos trocando o termo Venda por Experiência, o termo Preço por Valor, e isso está ocorrendo na nossa geração, servindo de oportunidade para inovadores e sendo um caos para os conservadores, que não conseguem entender porque subitamente seu produto/serviço deixou de ser interessante ao cliente. Cliente este que chamamos de Consumidor Entediado, que está cansado de tudo que já conhece, que não aprecia o mais do mesmo, que se for pra tomar um simples cafezinho o fará em casa, que se for pra comer um prato mais ou menos, não gastará seu precioso tempo e dinheiro.



O consumidor de hoje tem problemas que nem mesmo ele sabe qual a solução, mas espera que você solucione pra ele! Ele não tem tempo, não tem paciência, não quer perder suas poucas horas de lazer fazendo compras ou enfrentando filas em restaures, pratos que demoram a chegar, atendimento insatisfatório...ele quer tudo aqui e agora, da melhor forma possível!
Vou dar alguns exemplos bem práticos e fáceis de assimilar: se um consumidor entra em seu estabelecimento procurando por casacos de frio, não pergunte a ele qual material, cor, acabamento, tamanho ele deseja, ofereça a ele suas melhores peças, pois nem mesmo ele sabe o que está procurando!
Lembre-se do que falamos aqui: o consumidor tem um problema e espera que você tenha a solução, e não que o encha de perguntas como ainda acontece em alguns estabelecimentos. Este já é um pequeno passo para a mudança em direção ao novo consumidor e tenha sempre em mente: o cliente que adentra seu estabelecimento busca uma experiência de consumo e não apenas uma compra, lembre disto a cada detalhe, pois tudo aqui importa: cores, formas, cheiros, tato, organização, sons, enfim, tudo que é perceptível aos sentidos humanos, seja bom ou ruim!

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